quinta-feira, 31 de julho de 2008

Absolvendo Ana Maria Braga.

Os caras do CQC não perdoaram o comentário da apresentadora quando, numa pausa seguida de um "branco" na cachola, ela aconselhou os telespectadores a se tornarem IDIOTAS.

Sem radicalismos, vejamos o que pode estar subentendido na boa intenção da loira.

O que é ser idiota?

Meu querido Tom Hanks, no inesquecível " Forret Gump - O contador de histórias" respondia aos que o questionavam sobre o significado da palavra idiota: "idiota é quem faz idiotices".
E os dicionários confirmam: "qualidade do que é ou de quem é idiota e/ou ação, procedimento ou dito de idiota ou de pessoa dada como idiota(Dicionário Houaiss). Ora! Se forem ver o termo "idiota" verão que nenhum idiota é capaz de consultar o dicionário!
Ufa! Me safei dessa...rsrs.
Ser idiota tem lá suas vantagens.
Afinal, lábia de sábio é instrumento de enrolação e pode se tornar uma "arma". Um qualquer Zé-ninguém, considerado idiota, não consegue subordinar o particular a uma lei geral que desvia a atenção do comum dos mortais da inexorável realidade como um magistrado o faz. Isso deve dar trabalho!
A sabedoria aumenta a responsabilidade, portanto, idiotas não podem ser culpados por suas idiotices porque são ignorantes. Como cobrar de alguém algo que essa desconhece?
E cá entre nós! Somos, na grande maioria, ignorantes para alguns assuntos ou muitos, em alguns momentos ou em muitos...
Acredito, de verdade, que a Ana quis nos incentivar a relaxar, a não cobrar tanto, a aceitar a condição humana naturalmente imperfeita. Poderia ter dito: "se faça de salame às vezes!" Só pra dar fôlego, uma "parada" antes de estufar o peito e seguir se comprometendo com a aplicação do conhecimento que vamos adquirindo ao longo da vida.
Sejamos pois, idiotas momentaneamente e estrategicamente...Só não dá pra acostumar! hehe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo se for para criticar ou acrescentar de forma produtiva.