quinta-feira, 14 de agosto de 2008

As 7 Virtudes




Um presente estimulante e surpreendente, o livro "A Arte de Ser Feliz" de Shopenhauer, me estimulou a escrever sobre VIRTUDES. Isso mesmo, os traços morais, aptidões ou capacidades que determinam a maneira adequada de sentir e interagir com absolutamente tudo na vida. Registrarei aqui no "Travessias e Travessuras" reflexões sobre as excelências de caráter valorizadas socialmente e que, quando intrínsecas ou aprendidas(é possível?), devem, de alguma forma, tornar a travessia uma evolução transcendental, inclusive ao permitir e dosar as travessuras essenciais durante o percurso. Ressalto que não pretendo entrar no mérito conceitual cardeal, moral ou capital, ou seja, a fundamentação é a minha percepção e ponto de vista sobre sete virtudes que selecionei.
Jeremy Bentham diz que a natureza pôs a humanidade sob o governo de dois mestres soberanos, a dor e o prazer. Cabendo somente a eles nos apontar o que devemos fazer, assim como determinar o que faremos. Não concordo nem discordo dessa idéia. Acrescento que eles são os motivadores que estimulam o movimento de saída de uma zona de desconforto ou de permanência num estado de satisfação. E essa dinâmica é determinada pelas virtudes que possuímos ou desenvolvemos, assim como sinalizam as que precisaremos desenvolver. A virtude tem origem na Grécia com a palavra areté. Foi traduzida para o latim como virtus, que é a sua raíz em português. Vale salientar que nas culturas orientais a noção de virtude surgiu no séc. XX a.C. como a capacidade de realizar ou oferecer vida. Virtude, segundo Aristóteles, é uma disposição adquirida de fazer o bem. Para Joaquim Clotet, é a forma de agir que enobrece a pessoa, que a aperfeiçoa. O contrário é o vício, que degrada ou destrói a pessoa. De acordo com Aristóteles, as virtudes se aperfeiçoam com o hábito (Ética a Nicômacos. Brasília: UnB, 1992).
Finalmente, segundo Cristina :-P, são maneiras de ser que tendem a transformar qualquer experiência em instrumento a favor do AMOR.

*Personagens símbolos acompanharão as 7 virtudes em destaque.

Pois bem, na próxima postagem, apresento-lhes a primeira delas: a SERENIDADE.

2 comentários:

  1. As versões dos outros pensadores são muito boas, honestas e reais na minha modesta percepção... mas como ser emocional que sou, prefiro a descrição dessa tal de Cristina!!! (hehehehe).

    Mas tu está começando a usar armas (potentes) para prender a atenção dos leitores (curiosos como eu) ao anunciar no minimo mais 7 textos sobre as 7 virtudes... vou acompanhar de perto!!!
    Bjão.

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse cometário, apenas isso... Ahh, não esqueci dos personagens não, apenas vou colocá-los no final de todas as virtudes. Sabe que pensei num para a Serenidade, mas ainda estou em dúvida, pois é muito difícil achar um representante fiel. Se quiser me ajudar...

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo se for para criticar ou acrescentar de forma produtiva.